Capacitech

Banco de Capacitores em Média Tensão

Os Bancos de Capacitores são utilizados para compensação de reativos, contribuindo para minimização das perdas de potência, energia, melhoria do perfil de tensão, avaliar instantaneamente o Fator de Potência da planta, mantendo o Fator de Potência dentro da faixa estabelecida, aumentando assim a eficiência do sistema energético e protegendo os equipamentos instalados na rede como geradores, motores, inversores.

Dentre os benefícios do sistema destacamos:

  • Alívio da corrente circulante no sistema, o que proporciona maior vida útil dos condutores e equipamentos.
  • Redução da demanda e consumo, pois o alívio de corrente reduz significativamente o aquecimento dos condutores, diminuindo o consumo e reduzindo a demanda.
  • Evita quedas de tensão, pois o aumento da corrente devido ao excesso de reativo leva a quedas de tensão acentuadas podendo ocasionar, a interrupção do fornecimento de energia elétrica e a sobrecarga de certos elementos da rede. Este risco é sobretudo acentuado durante os períodos nos quais a rede é fortemente solicitada. As quedas de tensão podem provocar, ainda, diminuição da intensidade luminosa nas lâmpadas e aumento da corrente nos motores, comprometendo assim como já citado, a vida útil de todos os equipamentos elétricos instalados na rede.


Os equipamentos da Capacitech para correção do fator de potência em média tensão são fabricados e testado baseados nas normas IEEE Std 519, IEC 60831-1/2 e NBR 5060/5282.

×